segunda-feira, 19 de julho de 2010

Erechim passa a ser referência para o Teste da Orelhinha na região Alto Uruguai

JORNAL BOA VISTA

Agendamento começou no dia 19 e exames a partir do dia 27 na Unidade Central da Secretaria Municipal de Saúde

Os municípios pertencentes a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde passam a contar, a partir do dia 27, com um novo aliado na detectação de problemas auditivos dos recém-nascidos. É o Teste da Orelhinha, importante exame realizado nos primeiros dias de vida da criança com a função de identificar aqueles com maior probabilidade de ter um distúrbio de audição.

A Secretaria da Saúde de Erechim recebeu da 11ª CRS o aparelho para a realização do teste. Este será realizado através do Sistema Único de Saúde no Setor de Especialidades da Unidade Central da Secretaria de Saúde de Erechim para todos os municípios da região. Até agora, o exame era oferecido apenas na rede de saúde particular, custando em média R$ 70,00. O agendamento começou a ser feito nesta segunda-feira (19) e poderá ser realizado todos os dias através do telefone 3522-9497, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. O teste, que deve começar a partir do dia 27, será realizado por uma fonoaudióloga da Secretaria de Saúde.

O Programa TANU – Triagem Auditiva Neonatal Universal, tem como objetivo avaliar todos os recém-nascidos SUS pertencentes a 11ª CRS. O teste deve ser realizado nos primeiros dias de vida da criança e preferencialmente até o primeiro mês. Na realização da triagem, se for detectada alguma alteração, se faz o reteste após 15 dias e persistindo a alteração, a criança é encaminhada para o serviço de referência auditivo de média complexidade em Passo Fundo. O acompanhamento auditivo é realizado até o terceiro ano de vida.

O exame é indolor e consiste na colocação de um pequeno fone na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. A duração é de 3 a 5 minutos. Ao ser realizado nos primeiros dias de vida é capaz de detectar possíveis deficiências auditivas. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem.

Documentos necessários para a realização do exame são a certidão de nascimento e a carteira da vacinação da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário