terça-feira, 20 de julho de 2010

Secretaria de Saúde cria grupo para difundir informações sobre a asma

JORNAL BOA VISTA

Reuniões que iniciam nesta quarta-feira, dia 21, serão realizadas quinzenalmente tendo como objetivo orientar pacientes e cuidadores para melhorar o tratamento prescrito pelo médico

A cidade de Erechim, bem como o Estado do Rio Grande do Sul, por seu clima frio e úmido na época de outono e inverno, apresenta alta prevalência de doenças respiratórias entre elas a asma e a DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. É de pleno conhecimento que os pneumopatas tem maior risco de complicações de doenças infecciosas, perda de anos de vida e incapacidades para terefas corriqueiras se não estiverem sob tratamento adequado.

O tratamento requer medidas de controle ambiental, medidas comportamentais e uso de medicamentos conforme o grau da doença. As orientações comportamentais e do ambiente devem ser de conhecimento do doente e da sua família, o que nem sempre a equipe de saúde tem tempo para fazer de maneira adequada por causa da demanda de atendimento. O uso dos medicamentos muitas vezes não é feito de maneira correta, principalmente os inalatórios, que tem maior eficácia se utilizados com espaçador.

A falta de conhecimento ou de adesão ao tratamento aumenta o número e a gravidade das crises de exarcebações e, consequentemente, a procura por atendimetno em emergências, e junto com isso também há maior chance de complicações e até de óbito.

Pensando nisso é que a Secretaria Municipal de Saúde decidiu formar um grupo para repassar orientações para pacientes e familiares/cuidadores de forma continuada para melhorar o tratamento prescrito pelo médico assistente e reduzir exacerbações e complicações.

As reuniões iniciarão no dia 21 de julho, às 15h30min, com periodicidade quinzenal e duração de uma hora, sendo realizadas no auditório da Unidade Central da Secretaria de Saúde, que fica na Av. Santo Dal Bosco, 200.

Nestes encontros serão repassadas noções gerais sobre a doença, orientação do uso correto da medicação prescrita; controle ambiental para prevenção de exacerbações; oficina de confecção de espaçadores com garrafas PET; trainamento para uso correto do espaçador; higienização de espaçadores e nebulizadores. O grupo não se destinará a renovar receitas ou fornecer medicamentos. O paciente deverá trazer a receita do seu médico assistente. De forma alguma o grupo substituirá a consulta médica periódica na UBS ou com o pneumologista ou pediatra.

Grupo da Asma:
Quando: dias 21 de julho e 04 e 18 de agosto e 1º de setembro
Onde: Secretaria Municipal de Saúde
Hora: 15h30min

Orientações:
* Não é necessário que o paciente faça agendamento, basta comparecer no local alguns minutos antes do horário do início das atividades.
* Qualquer paciente pode ser inserido no grupo independente de ter assistido as reuniões anteriores (os encontros são independentes uns dos outros)
* É importante comparecer com a receita dos seus médicos e a bombinha que utiliza para demonstrações.
* O não preenchimento integral da ficha de encaminhamento não impede a participação no grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário